Mundo

Trump ordena demissão de todos os promotores da ‘era Biden’

O político republicano justificou a iniciativa como uma forma de conter uma suposta politização do Departamento de Justiça

Trump ordena demissão de todos os promotores da ‘era Biden’
Trump ordena demissão de todos os promotores da ‘era Biden’
O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira 18 que ordenou a demissão dos promotores nomeados por seu antecessor, Joe Biden, que ainda estejam no cargo.

“Durante os últimos quatro anos, o Departamento de Justiça foi politizado como nunca […] Portanto, ordenei a saída de TODOS os promotores americanos da ‘era Biden’ que restam”, afirmou o mandatário republicano em sua plataforma Truth Social.

“Devemos ‘limpar a casa’ IMEDIATAMENTE, e restaurar a confiança”, acrescentou. “A Era de Ouro dos Estados Unidos deve ter um Sistema de Justiça justo: ISSO COMEÇA HOJE!”.

Nos Estados Unidos, é comum que um novo presidente substitua os promotores federais designados pela administração anterior.

O país conta com 93 promotores, um para cada um de seus 94 distritos judiciais federais. Duas dessas demarcações têm um mesmo promotor.

Muitos destes funcionários que foram designados sob a administração do democrata Biden tinham renunciado a seus cargos após a vitória eleitoral de Trump em novembro, já prevendo serem substituídos.

O Departamento de Justiça, o qual Trump acusou de persegui-lo injustamente, foi objeto de uma ampla reorganização desde que o magnata assumiu o cargo em 20 janeiro. Muitos funcionários do alto escalão foram despedidos, rebaixados ou realocados.

Entre os demitidos estão membros do escritório do promotor especial Jack Smith, que apresentou duas denúncias contra Trump, agora arquivadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo