CartaExpressa
Nunes descarta alterar horários de blocos de Carnaval devido a onda de calor em SP
No início do mês, um grupo de mais de 70 blocos pediu flexibilidade nos horários de concentração, desfile e dispersão em caso de calor extremo ou temporal


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), descartou alterar os horários dos blocos de Carnaval, mesmo a cidade estando sob a influência de uma onda de calor.
No início do mês, um grupo de mais de 70 blocos de carnaval de rua enviaram uma carta à Prefeitura de São Paulo e à SPTuris, empresa municipal de turismo, solicitando medidas preventivas para enfrentar as fortes chuvas e o calor extremo durante o Carnaval.
Entre os pedidos, havia reivindicação por flexibilizar os horários de concentração, desfile e dispersão dos blocos em caso de calor extremo ou temporal, o que foi negado. Os desfiles estão marcados para acontecer das 10h às 18h.
“Para que a gente tenha um bom carnaval é preciso compreender que [existe] toda uma estratégia, uma estrutura que precisa cumprir esse cronograma. Então, a gente não vai abrir mão do encerramento de horário até porque a própria Polícia Militar não tem concordância. Cumpriremos com rigor os horários acordados [com os blocos]”, disse o prefeito.
O grupo também pediu a distribuição de água gratuita durante os desfiles. A prefeitura disse que vai criar pontos de distribuição de água, mas até o momento não informou os locais.
No ano passado, o Bloco da Pabllo terminou antes do horário devido a superlotação. Durante o show, muitas pessoas passaram mal devido ao calor intenso. Os termômetros marcavam 36ºC à época segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia prende mulher suspeita de chefiar quadrilha responsável pela morte de ciclista em parque de SP
Por CartaCapital
MPF pede que Prefeitura do Rio mude regras para ambulantes no Carnaval
Por Agência Brasil
O que se sabe sobre a demolição de um teatro e uma escola de capoeira pela gestão Nunes em SP
Por CartaCapital
Defesa Civil de São Paulo emite alerta de altas temperaturas
Por CartaCapital