Economia
Trump anuncia tarifas de 25% sobre alumínio e aço importados pelos EUA a partir desta segunda
Além disso, a partir de terça-feira, os produtos provenientes da China serão taxados adicionalmente em 10%


Os Estados Unidos imporão tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio a partir desta segunda-feira 10, anunciou o presidente Donald Trump.
“Todo o aço que chegar aos Estados Unidos terá 25% de tarifas”, disse o presidente no avião presidencial, segundo relatos de jornalistas a bordo do voo com destino a Nova Orleans, onde Trump assistirá à decisão do futebol americano, o Super Bowl.
O republicano acrescentou que as mesmas tarifas serão aplicadas para as importações de alumínio.
Trump também assinalou que anunciará na “terça ou na quarta-feira” as “tarifas recíprocas” com as quais busca alinhar os impostos alfandegários de produtos que entram nos Estados Unidos da mesma forma em que os produtos americanos são taxados no exterior.
“Se nos tarifam com 130% e nós não, isso não vai continuar assim”, frisou.
“Isso não afetará todos os países, pois alguns impõem as mesmas tarifas que nós. Mas, para aqueles que se beneficiam dos Estados Unidos, o favor será retribuído.”
A partir de terça-feira, os produtos provenientes da China serão taxados adicionalmente em 10%, uma medida à qual Pequim decidiu responder com tarifas específicas sobre certos produtos americanos a partir de 10 de fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Plano de Trump de assumir controle de Gaza é proibido no direito internacional: entenda
Por The Conversation
Musk ajudará a descobrir fraudes bilionárias contra o governo, diz Trump
Por AFP
Proposta de Trump para Gaza prejudica aproximação entre Israel e Arábia Saudita, dizem analistas
Por AFP