Isenção de IR, anistia a golpista e outros temas do Congresso

No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal recebe o deputado federal Pedro Campos (PE), líder do PSB na Câmara

O Congresso reabriu sob nova direção. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o do Senado. Os dois tiveram votação maciça tanto entre governistas quanto na oposição, prova da força das emendas parlamentares. Estas, aliás, ainda causam atritos entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF). Motta e Alcolumbre deram demonstrações iniciais de boa vontade com o governo. Para o presidente Lula, a prioridade no Congresso este ano é a agenda econômica, em especial a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais por mês. Jair Bolsonaro também tem esperanças com Motta e Alcolumbre. Quer deles a votação de anistia para golpista. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Pedro Campos (PE), líder do PSB na Câmara.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.