Mundo

Governo Trump confirma voos de deportação para a Venezuela nos próximos dias

A Casa Branca quer que Maduro aceite ‘criminosos e membros de gangues venezuelanos’

Governo Trump confirma voos de deportação para a Venezuela nos próximos dias
Governo Trump confirma voos de deportação para a Venezuela nos próximos dias
O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Jim Watson/AFP
Apoie Siga-nos no

O “czar da fronteira” do governo americano, Tom Homan, afirmou que os voos de expulsão de imigrantes para a Venezuela vão começar “nos próximos 30 dias”, publicou nesta sexta-feira 7 o jornal New York Times.

O enviado da Presidência americana, Richard Grenell, reuniu-se neste mês em Caracas com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cujas reeleições foram consideradas fraudulentas por Washington.

Grenell retornou de sua visita oficial com seis americanos presos e a promessa, segundo a Casa Branca, de que a Venezuela vai aceitar os imigrantes em situação irregular expulsos pelos Estados Unidos, o que Caracas não confirmou.

Vai acontecer nos próximos dias e não posso dizer quantos. Ainda estamos trabalhando em todos esses detalhes”, disse Homan ao jornal.

A Casa Branca quer que Maduro aceite “criminosos e membros de gangues venezuelanos”, incluindo os do temido grupo Tren de Aragua, declarado uma organização terrorista por Trump.

Após a reunião com Grenell, Maduro defendeu “um novo início” da relação entre a Venezuela e os Estados Unidos, rompida em 2019, para que o que “precisa ser corrigido o seja” e o que “tiver que ser feito seja feito”. Mas, segundo o enviado especial dos Estados Unidos para a América Latina, Mauricio Claver-Carone, as prioridades de Washington não mudaram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo