Sociedade

Segundo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

De Fortaleza, um voo da FAB levará os brasileiros até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins

Segundo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Segundo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Avião da Força Aérea Brasileira que transportou brasileiros deportados dos Estados Unidos de Fortaleza para Belo Horizonte. Foto: Jarbas Oliveira/AFP
Apoie Siga-nos no

O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou na tarde desta sexta-feira 7 em Fortaleza (CE). Segundo o governo do Ceará, são mais de 100 pessoas a bordo. De Fortaleza, um voo da FAB levará os brasileiros até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

O presidente Lula (PT) determinou que o voo fosse até Fortaleza e não direto à Minas Gerais para evitar que os passageiros sobrevoassem o mínimo possível o território nacional com algemas.

A primeira leva de deportados, com 88 brasileiros, pousou dia 24 de janeiro em Manaus e causou um mal-estar diplomático, já que os passageiros viajaram algemados pelas autoridades norte-americanas.

Na ocasião, ao tomar ciência de que havia nacionais algemados na aeronave, o governo brasileiro determinou a imediata retirada das algemas dos deportados. Na sequência, disponibilizou uma aeronave para transportá-los até o destino final.

Para garantir acolhimento humanizado de brasileiros repatriados, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, equipes estarão disponíveis para prestar informações sobre serviços essenciais, incluindo procedimentos para matrícula na rede de ensino e regularização vacinal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo