Esporte
FIFA suspende as federações de Congo e Paquistão
A punição impede as seleções dos dois países de participar de competições internacionais de futebol
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta quinta-feira 6 que suspendeu as federações do Congo (Fecofoot) e do Paquistão (PFF), o que impede as seleções dos dois países de participar de competições internacionais.
A República do Congo foi suspensa “até segunda ordem” por “um problema especialmente sério de ingerência”, apontou a FIFA em um comunicado.
Os “Diabos Vermelhos” do Congo deveriam disputar dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 em março, contra Tanzânia e Zâmbia. A equipe ocupa a quinta e última colocação do Grupo F, liderado pelo Marrocos.
Por sua vez, o Paquistão foi suspenso por ainda não ter revisado seus estatutos eleitorais. A punição será retirada “se o congresso da PFF adotar a constituição apresentada pela Fifa à Confederação Asiática de Futebol”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Uh, vai ser preso’: vascaínos provocam Bolsonaro em estádio no DF; assista
Por CartaCapital
Vinicius Júnior é eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa
Por CartaCapital
Menino Gui, xodó dos vascaínos, é eleito o torcedor do ano pela Fifa
Por CartaCapital



