Sociedade
Recife renova alerta máximo para chuvas; sobe para 7 o número de mortos
Diante do quadro de emergência climática, a Prefeitura manteve a suspensão das aulas da rede municipal de ensino nas escolas, creches e demais unidades educacionais
O Centro de Operações do Recife (COP) renovou o alerta máximo para fortes chuvas nesta quinta-feira 6. O alerta significa que ocorrências na cidade, em virtude de condições meteorológicas extremas, apresentam risco máximo à população.
Nas primeiras horas manhã desta quinta-feira, a capital pernambucana acumulava 131,4 milímetros de chuva. O volume ultrapassa os 91,4mm esperados para todo o mês de fevereiro segundo o COP.
Mortes
Segundo a última atualização trazida pelo prefeito da capital, João Campos (PSB), subiu para sete o número total de mortos por conta das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana e região. Duas mortes ocorreram no bairro de Passarinho nesta manhã após o deslizamento de uma barreira. Das 7 mortes registradas desde a quarta-feira 5, uma ocorreu no bairro da Estância e outra em Boa Vista, o terceiro corpo foi resgatado em Camaragibe.
Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos, faleceu após ser eletrocutado ao encostar na parede de uma casa abandonada em Jardim Paulista durante o alagamento. O jovem chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Aulas canceladas
Diante do quadro de emergência climática, a Prefeitura manteve a suspensão das aulas da rede municipal de ensino nas escolas, creches e demais unidades educacionais nos turnos da manhã, tarde e noite. A recomendação é que escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida.
A Secretaria de Educação de Pernambuco também confirmou, na manhã desta quinta-feira, a suspensão das aulas nas escolas estaduais da capital e região metropolitana. As atividades das sedes da Universidade de Pernambuco e do Instituto Federal de Pernambuco na capital também foram interrompidas. Neste caso, a determinação vale, inicialmente, para o turno da manhã.
Nível três
O estágio de atenção decretado nesta quinta é o terceiro numa escala de cinco níveis. Com a permanência do alerta, o COP orienta a população a permanecer em local seguro. Caso não seja possível, a orientação é procurar um dos oito abrigos ativos disponibilizados pela prefeitura de Recife. São eles:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



