Do Micro Ao Macro
Saia do vermelho: 5 dicas para organizar suas finanças em 2025
Especialista da Febracis oferece dicas para alcançar a saúde financeira


A gestão financeira pessoal é um desafio para muitos brasileiros. De acordo com o último levantamento da Serasa, mais de 73 milhões de pessoas estão endividadas.
Paulo Vieira, presidente da Febracis, escola de negócios com cerca de 16 mil alunos por mês, oferece cinco dicas para alcançar a saúde financeira.
“Realizar o controle financeiro não é somente cortar gastos, mas entender como fazer escolhas de uma maneira que seja saudável para o crescimento do seu patrimônio”, afirma Vieira.
Análise financeira
A transformação financeira começa com a clareza da sua situação atual. “Tudo aquilo que você mede, cresce, e a consciência financeira é a chave para sair do ciclo de escassez e endividamento”, destaca Vieira.
Ele sugere anotar todas as entradas e saídas, considerando cada centavo. Essa análise permite identificar padrões, ajustar hábitos e retomar o controle das finanças.
Planejamento financeiro
Defina metas claras para o futuro. “Essas metas são a força que mantém seu foco e motivação”, aponta o presidente da Febracis. É importante definir objetivos estratégicos, como criar uma reserva ou investir em educação financeira.
Realidade financeira
Viva de acordo com sua realidade financeira. “Não é o quanto você ganha, mas como você administra que define o seu futuro”, afirma Vieira. Gaste com propósito, avaliando cada decisão financeira à luz de seus objetivos. “A disciplina de hoje é a chave para a liberdade de amanhã”, completa.
Educação financeira
Invista em você mesmo. “Ninguém construiu uma vida próspera sem primeiro construir uma mente próspera”, destaca o especialista. Invista em educação financeira e inteligência emocional para tomar decisões estratégicas e superar crenças limitantes.
Mentalidade sobre dinheiro
“O dinheiro nunca foi o problema – ele é apenas uma ferramenta que reflete quem você é e como escolhe utilizá-lo”, finaliza Vieira. Enxergue o dinheiro como um meio para realizar seus sonhos e construir um futuro próspero. “Quando você assume o controle, gerencia suas finanças com sabedoria e abraça uma visão de abundância, o dinheiro se torna um multiplicador de oportunidades”, conclui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.