Política

Maior lista de vetos dos últimos anos traz desafios ao Congresso sob nova direção

Essa pauta será um teste para medir a sincronia entre Davi Alcolumbre e Hugo Motta, recém-eleitos para a cúpula do Legislativo

Maior lista de vetos dos últimos anos traz desafios ao Congresso sob nova direção
Maior lista de vetos dos últimos anos traz desafios ao Congresso sob nova direção
Os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Fotos: Saulo Cruz/Agência Senado e Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Eleito com 73 votos no último sábado 1º, Davi Alcolumbre (União-AP) assumiu a presidência do Senado com 56 vetos pendentes de análise, 33 dos quais já trancam a pauta de votações. Trata-se do maior acúmulo de vetos no início do ano desde pelo menos 2018.

A última vez que deputados e senadores se reuniram em uma sessão conjunta para reduzir essa lista foi em 28 de maio de 2024.

Para o consultor legislativo do Senado Rafael Silveira, a pauta de vetos será um teste para medir a sincronia entre Alcolumbre e o recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Devemos verificar o nível de união dessas Casas exatamente nessa primeira etapa de avaliação dos vetos”, afirmou, em entrevista à TV Senado no sábado.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional, avalia que a análise dos vetos ocorrerá após a aprovação do Orçamento de 2025, em março. Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse que as negociações podem se desenrolar com o início das atividades legislativas, retomadas nesta segunda-feira 3.

Vetos

Um dos vetos polêmicos ocorreu no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente Lula (PT) barrou a permissão para estados abaterem uma parte de suas dívidas com a União por meio da execução de despesas estratégicas, como obras de responsabilidade do governo federal.

Outra intervenção do petista que foi alvo de críticas de senadores é o veto integral à indenização única por danos morais de 50 mil reais a pessoas com deficiência causada pelo vírus zika durante a gestação. Segundo o projeto que criava a indenização, o montante se somaria a uma pensão mensal vitalícia de 7.786,02 reais.

Como alternativa, Lula editou uma medida provisória que dá 60 mil reais de apoio financeiro em parcela única, restrita a este ano e a crianças nascidas entre 2015 e 2024.

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que apresentou o projeto em 2015, quando era deputada federal, buscará retomar o texto do projeto.

O veto mais recente ocorreu em 23 de janeiro, no âmbito do novo Programa de Aceleração da Transição Energética, que incentiva o investimento em energia de baixa emissão de carbono por meio de juros mais baixos. Lula retirou a possibilidade de as empresas aceitas no Paten serem automaticamente elegíveis para receber recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

De acordo o governo, o trecho permitiria que recursos do fundo fossem para investimentos que não necessariamente reduzissem o efeito estufa.

Veja aqui a lista completa de vetos que aguardam análise dos parlamentares.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo