Do Micro Ao Macro

Microfranquias são opções para quem quer começar a empreender em 2025

Segmento cresceu 87% entre 2021 e 2023 e é indicado para iniciantes no empreendedorismo

Microfranquias são opções para quem quer começar a empreender em 2025
Microfranquias são opções para quem quer começar a empreender em 2025
Início de ano é momento ideal para avaliar investimentos e se planejar para abrir um negócio próprio. Uma opção recomendada é optar por microfranquia
Apoie Siga-nos no

O início de 2025 é um momento propício para quem planeja abrir um negócio. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 48% dos brasileiros desejam empreender, colocando esse objetivo à frente de metas como comprar uma casa ou viajar. Para iniciantes, as microfranquias são uma opção segura, com investimentos iniciais de até R$ 135 mil.

Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias e Treinamentos da Prudential do Brasil, destaca que “as microfranquias são uma excelente oportunidade para quem está começando”. Ele explica que o modelo oferece suporte e estrutura, aumentando as chances de sucesso.

Pesquise oportunidades e segmentos em crescimento

O primeiro passo para quem quer empreender é pesquisar o mercado. Participar de feiras e eventos do setor pode ajudar a identificar oportunidades. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) disponibiliza materiais gratuitos em seu site para orientar novos empreendedores.

Além disso, é importante escolher um segmento com potencial de crescimento. Áreas como beleza, saúde, bem-estar, alimentação e seguros estão em alta. Segundo o GEM, 76,5% dos empreendedores buscam “fazer a diferença no mundo”, o que pode alinhar propósito e estratégia de negócio.

Evite modismos e priorize marcas sólidas

Investir em tendências passageiras pode ser arriscado. Em vez disso, opte por produtos ou serviços perenes, que tenham demanda consistente ao longo do tempo.

Outra dica é escolher marcas sólidas e bem-consolidadas. “Uma marca com modelo testado e comprovado no mercado aumenta as chances de sucesso”, afirma Madeira. A transferência de conhecimento da franqueadora para o empreendedor é um diferencial importante.

Avalie rentabilidade e suporte ao franqueado

Antes de investir, é necessário analisar a rentabilidade e o tempo de retorno sobre o investimento (payback). Verifique todos os custos envolvidos e avalie se o negócio é financeiramente sustentável.

Por fim, confira o suporte oferecido pela franqueadora. Treinamentos, capacitações e consultorias são essenciais para o desenvolvimento do negócio. “O suporte da rede faz toda a diferença para quem está começando”, conclui Madeira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo