CartaExpressa
Ministros de Lula vão ao Congresso com boné ‘anti-Trump’
Ideia é contrapor ao acessório de apoio ao republicano usado por parlamentares bolsonaristas
Ministros do governo Lula (PT) que retomaram, neste sábado 1º, as cadeiras no Senado e na Câmara para participar das eleições no Congresso chamaram a atenção com um acessório inusitado: um boné ‘anti-Trump’. O chapéu foi usado como uma espécie de resposta silenciosa a parlamentares bolsonaristas que costumam desfilar com o tradicional boné do ‘Make America Great Again’, slogan do presidente dos EUA.
O acessório utilizado pelos auxiliares de Lula imita a estética do boné trumpista, mas contrapõe na cor e frase. O item é azul e traz o slogan ‘O Brasil é dos brasileiros’. A frase é atribuída ao novo ministro responsável pela Comunicação Social do governo, Sidônio Palmeira.
“A ideia foi minha, mas eu pedi a frase para o Sidônio”, explicou Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais ao jornal O Globo. “Eu fico agoniado em ver gente batendo continência para outro país e outras bandeiras”, explicou, então, sobre a motivação para o item.
Além de Padilha, desfilaram com boné os ministros Camilo Santana, da Educação, e Carlos Fávaro, da Agricultura. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), também foi visto com o chapéu.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), com um boné anti-Trump no Senado Federal.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ao jornal, o ministro também explicou que pagou o boné com os próprios recursos, tendo produzido dez exemplares nesta primeira tiragem.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Motta e Alcolumbre vencem e confirmam o Centrão no comando do Congresso. O que muda para Lula?
Por Leonardo Miazzo
Os sinais de Pacheco sobre seu futuro após deixar a Presidência do Senado
Por Getulio Xavier
Trump 2.0 atiça o fascismo dentro e fora dos EUA
Por Josué Medeiros


