Mundo
Trump diz que taxará microchips, petróleo, gás e aço
O presidente dos EUA também afirmou que China, Canadá e México nada podem fazer para impedir a imposição de tarifas neste sábado 1º


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira 31 que China, Canadá e México nada podem fazer para impedir a imposição de tarifas neste sábado 1º.
Trump pretende impor taxas de 25% a Canadá e México e de 10% à China porque considera que esses países não fazem o suficiente contra o fluxo de fentanil — e, no caso dos dois primeiros, contra a migração irregular.
“Vamos impor tarifas aos microchips, ao petróleo e ao gás”, disse a jornalistas no Salão Oval “Vai acontecer em breve.”
Ele adiantou que as taxas podem entrar em vigor “por volta de 18 de fevereiro”. Também prometeu “impor muitas tarifas ao aço” porque considera que as taxas anteriores eram relativamente baixas em comparação com o que ele tem em mente.
Os produtos farmacêuticos e o cobre também serão alvo de futuros taxas, alertou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

EUA declaram guerra comercial a México, Canadá e China com tarifas a partir deste sábado
Por AFP
Maduro se reúne com enviado de Trump e defende ‘novo começo’ com os EUA
Por CartaCapital
Busca por corpos de acidente aéreo segue nos EUA, enquanto Trump intensifica acusações
Por Leonardo Miazzo