Mundo

Israel e Hamas iniciam terceira troca de reféns e presos na trégua de Gaza

Segundo o cronograma do acordo, mais três reféns devem ser libertados pelo Hamas no sábado; 110 palestinos, em troca, devem deixar a prisão em Israel nos próximos dias

Israel e Hamas iniciam terceira troca de reféns e presos na trégua de Gaza
Israel e Hamas iniciam terceira troca de reféns e presos na trégua de Gaza
A soldado israelense Agam Berger, feita refém pelo Hamas, acena enquanto membros do grupo armado palestino a escoltam antes de entregá-la a uma equipe da Cruz Vermelha em Jabalia, em 30 de janeiro de 2025, como parte da terceira troca de reféns e prisioneiros entre Israel e Hamas. Foto: Bashar TALEB / AFP
Apoie Siga-nos no

O movimento islamista Hamas começou a libertar nesta quinta-feira 30 um grupo de oito reféns — três israelenses e cinco tailandeses — como parte da trégua na Faixa de Gaza com Israel, que em troca libertará mais de 100 prisioneiros palestinos.

Esta é a terceira troca desde a entrada em vigor, em 19 de janeiro, de um frágil cessar-fogo, que deve concluir mais de 15 meses de uma guerra devastadora na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel.

Em Jabaliya, norte da Faixa, o movimento islamista entregou à Cruz Vermelha a soldado Agam Berger, uma israelense de 20 anos sequestrada em 7 de outubro de 2023 quando cumpria o serviço militar perto do território palestino.

O exército israelense confirmou poucos minutos depois que Berger estava sob sua custódia.

Segundo a lista recebida pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, também serão libertados nesta quinta-feira Arbel Yehud, uma civil de 29 anos sequestrada com a família de seu namorado, e o alemão-israelense Gadi Moses, de 80 anos.

Também serão liberados cinco trabalhadores tailandeses.

Em contrapartida, Israel libertará 110 palestinos detidos em suas prisões, 32 deles condenados à prisão perpétua, segundo uma ONG palestina.

O grupo tem previsão de chegada a Ramallah, na Cisjordânia ocupada, por volta do meio-dia (7H00 de Brasília).

Antes da libertação dos outros dois reféns, a Jihad Islâmica publicou um vídeo na manhã desta quinta-feira que mostra Gadi Moses e Arbel Yehud se abraçando e sorrindo, em um local não revelado.

No sábado, segundo o cronograma anunciado por Israel, mais três reféns, todos homens, devem ser libertados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo