Política
Lula conversa com presidente do Chile em meio a tensões com Trump
Líderes reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe no atual contexto
O presidente Lula (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira 29 com o presidente do Chile, Gabriel Boric. O contato acontece em meio às tensões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo o Palácio do Planalto, os líderes reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe no atual contexto.
Além disso, falaram sobre os desafios históricos de combater as desigualdades e promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. O presidente Gabriel Boric também confirmou visita de Estado ao Brasil em 22 de abril deste ano.
A ligação acontece após abusos que teriam sido cometidos durante a deportação de brasileiros dos EUA no último sábado. O caso inaugurou a primeira uma crise diplomática entre o governo Lula e o segundo mandato de Trump.
Eles discutiram também a preparação do encontro de líderes em defesa da democracia. Conforme acordado no evento “Em Defesa da Democracia: Combatendo o Extremismo”, realizado em 24/9/24, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o Chile sediará a próxima reunião.
Esta é a segunda ligação de Lula a um líder latino-americano neste ano. Na semana passada, o presidente brasileiro conversou com sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum.
Foi tratada a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



