Política
PoderData: governo Lula é aprovado por 42% e reprovado por 51% dos eleitores brasileiros
A pesquisa ouviu 2.500 eleitores entre os dias 25 e 27 de janeiro
O governo Lula (PT) é aprovado por 42% dos eleitores brasileiros e desaprovado por 51%, segundo dados da nova pesquisa do instituto PoderData. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 29.
De acordo com o instituto, a aprovação ao governo é três pontos percentuais menor do que a registrada na pesquisa anterior, divulgada na metade de dezembro, quando chegou a 45%. A desaprovação, por sua vez, seguiu o caminho inverso e variou três pontos para cima.
Na comparação com os índices de janeiro de 2024 as curvas se inverteram. O governo Lula tinha, naquele mês, 49% de aprovação e 42% de reprovação.
O atual cenário, aponta o instituto no material de divulgação da pesquisa, seria um reflexo da recente ‘crise do Pix’ enfrentada pelo governo. O alto preço dos alimentos também seria um fator decisivo na piora dos índices. A explicação é a mesma registrada em outros levantamentos recentes.
Os dois pontos, explica o PoderData, fizeram Lula perder apoio em grupos que tradicionalmente são seus aliados: os próprios eleitores, brasileiros de uma faixa de renda mais baixa e moradores da região Nordeste.
Entre aqueles que votaram em Lula em 2022, por exemplo, cresceu a faixa que desaprova a atual gestão. Eram 10% no início do mandato. Atualmente o grupo é formado por 23%. Na outra ponta, o grupo de eleitores que votaram no presidente e seguem o aprovando é de 73%. Eram 87% em janeiro de 2023.
Na faixa de renda mais baixa (até 2 salários mínimos) há habitualmente um índice mais positivo do que negativo para Lula. Dessa vez, porém, o atual governo soma 48% de desaprovação e 43% de aprovação.
Por fim, entre os moradores do Nordeste, tradicional reduto eleitoral do petista, os índices são de 43% de desaprovação e 51% de aprovação. Apesar de ainda ser positivo, a comparação com os resultados do início do mandato indicam uma queda. Os grupos eram formados, respectivamente, por 35% e 55%.

Trabalho pessoal de Lula
O instituto também monitorou a avaliação dos eleitores sobre o trabalho pessoal de Lula, desagregando a imagem do presidente dos demais membros do governo. Os índices refletem o momento negativo pelo qual passa a atual gestão. Veja os números:
Avaliação do trabalho de Lula: de maneira geral, como você avalia o trabalho do presidente Lula?
- Ruim/péssimo: 41% (eram 33% em dezembro);
- Regular: 33% (eram 35%);
- Ótimo/bom: 24% (eram 27%);
- Não sabem: 3% (eram 4%).
Os dados da pesquisa (2.500 entrevistas nas 27 unidades da Federação) foram coletados entre os dias 25 e 27 de janeiro, por telefone. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Zé Dirceu faz falta a Lula 3, que precisa virar Lula 4
Por Washington Quaquá
Putin elogia o Brasil por mediação sobre a Ucrânia; Lula projeta viagem a Moscou
Por CartaCapital
O efeito da ‘crise do Pix’ na aprovação ao trabalho de Lula, segundo pesquisa Quaest
Por CartaCapital
Os limites da aposta do governo contra a disparada no preço dos alimentos
Por José Giacomo Baccarin



