Política
Justiça manda penhorar caminhonete de Ciro Gomes por dívida com advogados
A decisão acontece após o pedetista não pagar os honorários advocatícios do site Diário do Centro do Mundo
O Tribunal de Justiça de São Paulo mandou penhorar uma caminhonete do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) por uma dívida de cerca de 6,6 mil reais com advogados do site Diário do Centro do Mundo. O processo foi aberto em 2021 após o ex-governador do Ceará declarar que o site era financiado por dinheiro de corrupção e contratados pelo PT.
“O PT continua com dinheiro sujo, dinheiro subtraído dos cofres públicos, financiando por exemplo, o Diário do Centro do Mundo. E faz o que? Contrata pseudojornalistas decadentes”, disse em entrevista à CartaCapital em 27 de abril de 2021.
Ciro foi condenado em 2023 a pagar, em valores atualizados, 69 mil reais pelas declarações. Apesar de ainda ser possível recorrer da decisão, o Tribunal iniciou a execução provisória dos honorários advocatícios do escritório responsável pela defesa do site.
Como Ciro não pagou os valores, a juíza Lígia Dal Colletto Bueno, da 1ª vara do JEC de Vergueiro/SP, determinou a penhora.
A defesa de Ciro alega que as declarações foram reposta a críticas do site contra o político. “Desde o ano de 2017, o autor do processo publica matérias jornalísticas em tom irônico e depreciativo à imagem e atuação do requerido na política”, afirmaram os advogados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Soraya Thronicke e Ciro Nogueira protagonizam bate-boca em CPI das Bets no Senado
Por CartaCapital
‘Só sai do partido se quiser’, diz Lupi sobre situação de Ciro no PDT
Por CartaCapital



