Do Micro Ao Macro

Missão empresarial busca fortalecer comércio e cooperação entre Brasil e África

Promovida pela ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura e Pecuária, iniciativa reúne mais de 40 empresas brasileiras

Missão empresarial busca fortalecer comércio e cooperação entre Brasil e África
Missão empresarial busca fortalecer comércio e cooperação entre Brasil e África
O presidente da ApexBrasil Jorge Viana. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

De 27 de janeiro a 7 de fevereiro, a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura realizam uma missão empresarial à África Ocidental.

O objetivo é fortalecer laços com Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, afirma que “a decisão do presidente Lula de reaproximar-se da África reflete o pragmatismo de sua política externa”.

Ele lembra que o comércio entre Brasil e África caiu de US28bilho~esem2013paraUS 11,5 bilhões em 2020.

Crescimento nas exportações

Em 2024, as exportações brasileiras para a África cresceram mais de 20%.

Segundo Viana, “começar o ano com essa missão mostra que o continente é prioridade”.

Além de aumentar o comércio, a ideia é estabelecer parcerias baseadas em cooperação.

“Queremos gerar ganhos tanto para o Brasil quanto para os países africanos”, completa.

Estratégia regionalizada para a África

A missão faz parte de uma estratégia de atuação regionalizada, definida no Encontro dos Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras na África.

Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, explica que o continente foi dividido em quatro áreas: Norte da África, África Ocidental, África Oriental e Sul da África.

“Decidimos retomar as missões empresariais e a participação em feiras africanas”, diz Repezza.

Em 2024, a Missão Brasil-Africa Solutions movimentou R$ 104,8 milhões em negócios.

Presença em feiras e eventos

Em 2024, o Brasil retomou a participação em grandes eventos comerciais africanos, como a Africa’s Big 7 e a Feira Internacional de Luanda.

Para 2025, a ApexBrasil planeja manter ações no Sul da África e expandir para outras regiões.

A Missão à África Ocidental é a primeira iniciativa do ano.

Oportunidades comerciais na África

Com 54 países e 1,4 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso e um mercado em expansão.

Em 2024, o continente foi o terceiro maior destino das exportações brasileiras, atrás apenas de China e Estados Unidos.

Segundo Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, “a África apresenta mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros”.

Diversificação de mercados

Celeste destaca que Egito, Nigéria, África do Sul, Argélia e Marrocos concentram mais de 60% das exportações brasileiras para a África.

“Precisamos diversificar os destinos e agregar valor às exportações”, afirma.

A Missão à África Ocidental é um passo nessa direção.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo