Do Micro Ao Macro

Revolução no varejo: como as lojas físicas estão liderando experiências únicas

Especialista analisa as tendências que estão transformando o varejo, com foco em experiências imersivas e tecnologia

Revolução no varejo: como as lojas físicas estão liderando experiências únicas
Revolução no varejo: como as lojas físicas estão liderando experiências únicas
Dados destacam a importância de investir em mecanismos para otimizar a interação com o cliente
Apoie Siga-nos no

O varejo está passando por uma transformação profunda, impulsionada pela tecnologia e pelas expectativas dos consumidores.

Além disso, na NRF 2025, evento global de varejo, destacou-se como as lojas físicas estão se reinventando para criar experiências imersivas.

Segundo Cintia Merighi, autora do artigo, “a alma de uma marca está na sua autenticidade. Se essa essência não for clara, nenhuma tecnologia será capaz de suprir essa lacuna”.

Experiências que conectam emocionalmente

No passado, a experiência de compra em lojas físicas se limitava a encontrar produtos e realizar pagamentos.

Hoje, os consumidores esperam mais. Eles buscam conexões emocionais com as marcas.

Merighi ressalta que “a inclusão de serviços nas lojas é uma estratégia crucial”. Espaços bem planejados proporcionam sensações de descoberta e encantamento.

Estudos mostram que experiências positivas em lojas físicas têm impacto emocional até 45 vezes maior.

Além disso, clientes retornam cinco vezes mais quando se sentem encantados.

Live shopping

Outra tendência é o live shopping, que une experiência e entretenimento.

Demonstrações interativas e personalizadas engajam os consumidores de forma única.

A tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), está moldando o varejo. Mais de 60% das vendas são influenciadas digitalmente.

No entanto, Merighi alerta: “dados fragmentados prejudicam a experiência, enquanto uma base robusta garante fluidez e personalização”.

O futuro híbrido do varejo

Apesar do avanço tecnológico, a conexão humana continua essencial.

O varejo do futuro será híbrido, combinando o melhor do digital e do físico.

Lojas que criam memórias e entregam experiências únicas estarão na vanguarda dessa revolução.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo