Política

Após 99, Nunes critica Uber por lançar transporte por moto em SP: ‘Um pouco indignado’

O caso já passou por diversos capítulos na Justiça e parece longe de uma definição

Após 99, Nunes critica Uber por lançar transporte por moto em SP: ‘Um pouco indignado’
Após 99, Nunes critica Uber por lançar transporte por moto em SP: ‘Um pouco indignado’
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Foto: PMSP/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou nesta quarta-feira 22 a Uber por lançar um serviço de transporte de passageiros por moto na cidade, a exemplo do que fez a 99. Um decreto editado pelo emedebista em janeiro de 2023 barra a oferta dessa modalidade.

“Estou um pouco indignado de ver uma empresa desse porte só visando ao lucro, nessa ganância pelo lucro, desconsiderando o risco à vida das pessoas”, declarou Nunes.

A decisão da Uber de iniciar o serviço surgiu após a Justiça de São Paulo negar um pedido da prefeitura para impor multa diária de 1 milhão de reais à 99.

Nunes afirmou nesta quarta que acionará a Polícia Civil e protocolará uma queixa-crime contra as duas empresas. “Isso vai ensejar um inquérito policial, porque a gente tem apresentado dado, tem conversado e falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos. Mesmo assim, eles insistem em fazer essa atividade.”

Segundo o prefeito, cerca de 100 motociclistas foram internados desde o início do mês em hospitais municipais devido a acidentes. Deles, 47 aguardam na fila para se submeter a cirurgias.

Ao lançar o serviço Uber Moto, a empresa informou que, como fez a 99, a oferta valerá apenas para viagens fora do centro expandido da capital. De acordo com a companhia, a decisão judicial contrária à prefeitura “argumentou que está ‘pacificado pelo julgamento do Tema 967 do STF que é inconstitucional a proibição ou restrição de transporte privado individual por motorista cadastrado em aplicativo, por constituir violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência’”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo