Do Micro Ao Macro
Faturamento das PMEs cresce 4,5% e supera desempenho do PIB em 2024
Setor de Comércio lidera a recuperação com alta de 8,1%, mas perspectivas para 2025 indicam desaceleração


O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) revelou que o faturamento das pequenas e médias empresas brasileiras aumentou 4,5% em 2024, em comparação com o ano anterior.
No quarto trimestre, o crescimento foi de 3,3% frente ao mesmo período de 2023.
Esse índice monitora o desempenho de empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões, abrangendo 736 atividades econômicas distribuídas nos setores de Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
IODE-PMEs (Número índice – base: média 2023=100)
Fonte: IODE-PMEs (Omie)
Comércio lidera a recuperação
Em 2024, o setor de Comércio teve o maior impacto no resultado das PMEs, registrando avanço de 8,1% em relação ao ano anterior.
O economista Felipe Beraldi destacou que a recuperação começou no segundo trimestre de 2023, com o aumento do consumo no país.
Os segmentos de atacado e varejo apresentaram crescimento de 9,0% e 6,4%, respectivamente, com destaque para alimentos, bebidas e produtos de higiene.
No varejo, os melhores resultados foram observados em produtos farmacêuticos, materiais hidráulicos e equipamentos para escritório.
IODE-PMEs – aberturas setoriais (2024 x 2023)
Fonte: IODE-PMEs (Omie)
Região Sul e Nordeste impulsionam crescimento
Na análise regional, os melhores desempenhos ocorreram no Sul (+8,4%) e Nordeste (+8,3%). No Sudeste, o aumento foi de 3,7%, enquanto o Centro-Oeste ficou praticamente estável (+0,1%) e o Norte registrou retração de 10,4%.
Serviços continuam em expansão
O setor de Serviços cresceu 2,5% em 2024, apesar de uma desaceleração no último trimestre, quando a alta foi de 1,2%. Beraldi afirmou que o setor foi o principal responsável pelo aumento de trabalhadores formais no período, com destaque para transporte, saúde, serviços financeiros e tecnologia.
Indústria desacelera no segundo semestre
A indústria encerrou 2024 com crescimento de 2,2%, mesmo após uma retração de 1,5% no último trimestre.
Dos 23 subsetores acompanhados, apenas 11 apresentaram crescimento no período, com destaque para manutenção de máquinas, equipamentos de transporte e materiais elétricos.
Infraestrutura reage no segundo semestre
Após quedas no início do ano, o setor de Infraestrutura cresceu 0,8% em 2024, impulsionado por atividades como coleta de resíduos e serviços especializados para construção.
Beraldi mencionou que as eleições municipais também influenciaram o desempenho do setor.
Perspectivas para 2025
O IODE-PMEs prevê crescimento de 2,4% em 2025, menor que a média de 6,9% registrada entre 2023 e 2024.
Beraldi explicou que o ambiente de negócios será impactado por incertezas econômicas, como a alta dos juros e as expectativas inflacionárias.
Internamente, ele citou a necessidade de adaptação às mudanças fiscais e à reforma tributária, prevista para 2026.
No cenário externo, a política e a economia dos Estados Unidos também podem influenciar a dinâmica econômica brasileira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.