A volta de Trump e o futuro das guerras

O repórter André Lucena comenta as perspectivas para o cenário mundial com o retorno de Donald Trump à presidência, no novo episódio da série ‘Carta Explica’

Donald Trump volta à Casa Branca sob a promessa de mediar os principais conflitos do mundo. Sua proximidade com Vladimir Putin gera desconfianças sobre como ele poderá agir diante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, e qual o futuro da OTAN sob a batuta do republicano. Sua retórica expansionista, ao indicar que está de olho na Groenlândia e no Canadá, acende alertas na Europa e no continente americano.

Qual deverá ser o papel desse personagem imprevisível em um contexto tão instável? Ao retornar ao centro de poder com mais força do que antes, o republicano poderá, de fato, estacar as tensões ao redor do globo, ou será ele o fator que levará o mundo a um conflito generalizado? O repórter André Lucena ouviu o historiador James Green, professor da Brown University, sobre o tema.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.