Mundo

Confrontos entre dois grupos dissidentes das Farc deixam 20 mortos na Colômbia

O país já soma mais de 100 mortes em ações de guerrilheiros e traficantes em cinco dias

Confrontos entre dois grupos dissidentes das Farc deixam 20 mortos na Colômbia
Confrontos entre dois grupos dissidentes das Farc deixam 20 mortos na Colômbia
Foto: David Restrepo/Unsplash
Apoie Siga-nos no

Ao menos 20 pessoas morreram em confrontos entre duas facções inimigas das dissidências das Farc no departamento (estado) de Guaviare, no sul da Colômbia, disse uma autoridade do Ministério da Defesa à AFP nesta segunda-feira 20.

Os combates no município de Calamar eclodiram entre homens sob o comando de “Calarcá”, chefe de um grupo dissidente que negociava a paz com o governo, e “Iván Mordisco”, um líder rebelde que não assinou o acordo de paz de 2016 com as extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Há 20 mortos e os corpos foram levados para o necrotério de Villavicencio”, uma cidade próxima, de acordo com uma mensagem da autoridade responsável.

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, disse a uma estação de rádio local que os mortos provavelmente eram membros das facções dissidentes em guerra.

A mídia local afirma que vários deles eram menores de idade.

Com este massacre, a Colômbia chega a mais de 100 mortes por ações de guerrilhas e traficantes em cinco dias e em diferentes partes do país.

Na região de Catatumbo (nordeste), na fronteira com a Venezuela, pelo menos 80 pessoas morreram desde quinta-feira após um ataque da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo