Mundo

Acidente de teleférico em estação de esqui na Espanha deixa ao menos 30 feridos

Um cabo de um teleférico se soltou e as pessoas que estavam nele caíram

Acidente de teleférico em estação de esqui na Espanha deixa ao menos 30 feridos
Acidente de teleférico em estação de esqui na Espanha deixa ao menos 30 feridos
Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um acidente envolvendo um teleférico em uma estação de esqui no nordeste da Espanha deixou “múltiplos feridos”, vários em estado grave, informaram autoridades e a mídia local neste sábado 18.

“Acidente de teleférico na estação de esqui de Astún com múltiplos feridos”, anunciaram os serviços de emergência da região de Aragão na rede social X.

Segundo a mídia local, há pelo menos nove feridos graves, dez feridos menos graves e vinte feridos leves.

O incidente ocorreu na manhã deste sábado na estação de esqui de Astún, nos Pirineus Aragoneses, perto da fronteira com a França, quando o cabo de um teleférico se soltou e as pessoas que estavam nele caíram.

“De repente ouvimos um barulho e caímos direto no chão, dentro da cadeira. Nós saltamos para cima e para baixo umas cinco vezes e nossas costas estão bastante doloridas e temos hematomas, mas houve pessoas que caíram das cadeiras”, disse uma mulher afetada, María Moreno, à televisão pública TVE.

“Ficamos com muito medo”, disse Moreno, que estimou que deve haver pessoas gravemente feridas porque “a cadeira realmente as atingiu diretamente” ao cair.

“Foi como se um cabo tivesse se soltado e, de repente, todas as cadeiras começaram a cair e as pessoas saíram voando”, disse outra testemunha, um jovem, à televisão pública TVE.

Cinco helicópteros e quinze ambulâncias foram chamados ao local para levar os feridos para hospitais próximos, enquanto um hospital de campanha foi montado na estação de esqui, disseram os serviços de emergência.

“Fui informado do acidente na estação de esqui de Astún, estou viajando para lá”, disse o presidente regional de Aragão, Jorge Azcón, no X, que garantiu que todos os meios necessários “estão trabalhando para ajudar os afetados e feridos”.

“Chocado com a notícia do acidente na estação de Astún”, escreveu o presidente do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, no X, que indicou ter conversado com Azcón para “oferecer-lhe todo o apoio” do Executivo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo