Sociedade
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 19 estados
A previsão indica precipitações de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados. A previsão indica precipitações de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h no intervalo de 24 horas, com vigência entre sexta-feira 17 e sábado 18.
Segundo o instituto, para grande parte da região Norte espera-se muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente em áreas de Rondônia, Tocantins e no nordeste do Pará.
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 19 estados. Foto: Inmet/Reprodução
Na região Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, são previstas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais áreas da região, não são descartadas possibilidades de chuvas localizadas.
Já no Centro-Oeste, toda a região deve registrar pancadas de chuva com trovoadas isoladas, especialmente no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Segundo o Inmet, no Mato Grosso do Sul, estão previstas pancadas de chuva isoladas.
Na região Sudeste, as chuvas devem atingir todo o estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com volumes aproximados de até 60 milímetros no período.
No Sul do país, o destaque é o leste da região, que terá muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Além disso, há previsão de uma onda de calor em áreas das Missões e da Campanha, no Rio Grande do Sul, com aviso de perigo potencial válido de sexta até domingo 19.
As chuvas em Santa Catarina já deixaram pelo menos uma pessoa morta e tiraram pelo menos 900 pessoas de casa, 781 desabrigadas e 104 desalojadas..
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.