Política
Governador de SC diz que cidade com 80% da população branca se destaca ‘pela cor da pele’
Pomerode é conhecida nacionalmente como a ‘cidade mais alemã do Brasil’


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse que “a cor da pele das pessoas” é um dos principais atrativos de Pomerode, cidade na região do Vale do Itajaí. As declarações foram proferidas na última quarta-feira 15, na abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento que celebra as tradições germânicas.
Na ocasião, Mello inaugurou uma subestação que amplia a capacidade de distribuição de energia na região. “Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, afirmou. “Todas as pessoas que vêm para cá, voltam. É sinal de que gostou, é sinal de que faz a diferença na vida das pessoas.”
Com 80,3% de sua população composta por pessoas brancas, Pomerode é conhecida nacionalmente como a “cidade mais alemã do Brasil”. O último censo demográfico apontou que dos 34.289 habitantes, 27.562 são brancos. A cidade é vizinha a Blumenau, a 170 quilômetros da capital catarinense.
As palavras do governador foram tornadas públicas pelo vereador de Florianópolis Leonel Camasão (PSOL). “Vamos acionar o procurador-geral da República para que seja proposta ação penal contra Mello por possível prática de racismo. Também pretendemos levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça para que o governador receba as consequências dessa fala possivelmente criminosa”, adiantou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Reforma tributária: Lula sanciona regulamentação, mas implementação ainda enfrenta um longo caminho
Por André Lucena
Governo pedirá à PF investigação de fake news sobre o Pix, diz Messias
Por Wendal Carmo