CartaExpressa

Bolsonaro tentou dar um golpe? População se divide, segundo a Paraná Pesquisas

O instituto publicou pesquisa que mostra que maioria da população tem informações sobre investigação que envolve o ex-presidente

Bolsonaro tentou dar um golpe? População se divide, segundo a Paraná Pesquisas
Bolsonaro tentou dar um golpe? População se divide, segundo a Paraná Pesquisas
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

A população brasileira está dividida entre os que acreditam que Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado e os que afirmam que ele não tentou. É o que mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira 16 pelo instituto Paraná Pesquisas.

Segundo o levantamento, 45,6% das pessoas afirmam que sim, Bolsonaro tentou um golpe. Outros 44,4% dizem que ele não tentou. A diferença, de pouco mais de um ponto percentual, está abaixo da margem de erro (de 3,4 pontos). Outros 10% não sabem ou não responderam à pergunta.

Confira os números:

Sim, tentou – 45,6%
Não tentou – 44,4%
Não sabe/não respondeu – 10%

O Paraná Pesquisas destacou ainda que 93,6% dos participantes da pesquisa ficaram sabendo das investigações contra o ex-presidente pela suposta tentativa de golpe, enquanto 6,4% disseram que não ouviram falar.

Enquanto isso, 44,8% dos participantes afirmam que o processo “é justo”, enquanto 42,6% avaliam ser “injusto” e 12,6% não sabem ou não responderam.

O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 de janeiro. Foram ouvidos 2.018 eleitores em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo