Mundo
Procurador que processou filho de Biden acusa o presidente de difamar o Departamento de Justiça
Presidente em fim de mandato concedeu indulto a Hunter Biden em dezembro
O procurador especial que processou Hunter Biden acusou nesta segunda-feira 13 o presidente americano, Joe Biden, de minar a confiança pública no sistema de justiça com suas críticas à investigação sobre o filho.
Hunter, 54, foi condenado por crimes fiscais e de posse de arma em causas instruídas pelo procurador especial David Weiss, e indultado por seu pai em dezembro passado.
Em seu relatório final sobre o caso, divulgado hoje, Weiss ressalta que, ao anunciar o perdão, o presidente criticou o processo contra seu filho, chamando-o de “seletivo”, “injusto”, e “infectado” por uma “política crua” e por um “erro da Justiça”. “Essa declaração foi gratuita e equivocada”, afirmou.
“Outros presidentes indultaram familiares, mas nenhum deles aproveitou a ocasião para difarmar os servidores públicos do Departamento de Justiça (equivalente a Ministério da Justiça) com base apenas em acusações falsas”, disse Weiss.
“Nenhuma pessoa razoável que analise os fatos dos casos de Hunter pode chegar a outra conclusão que não seja a de que ele foi alvo apenas porque é meu filho”, disse Biden naquela ocasião.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



