A Meta se curva ao Trumpismo: decisão torna a regulação das redes ainda mais urgente

A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no primeiro episódio do ‘Fechamento’ de 2025

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins conversam com Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil, sobre a decisão da Meta de eliminar a verificação de fatos em suas plataformas nos EUA, além de sinalizar mudanças em suas políticas de moderação de conteúdo. O que isso representa para o Brasil e o mundo? Quais lições o 8 de Janeiro deixou sobre a terra sem lei das redes sociais?

O programa também aborda os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Gabriel Galípolo, o novo presidente do Banco Central, precisará de tempo para impor uma política monetária menos dogmática. O ministro Flávio Dino, do STF, compra briga com Arthur Lira e interrompe novamente a farra das emendas. Em apenas sete dias, os Avá-Guarani sofrem quatro atentados em território sob demarcação no oeste do Paraná.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.