Mundo
Surto de gripe aviária é detectado perto de Lisboa
Até o momento, não há qualquer relato de casos de infecção humana
Um surto de gripe aviária “altamente patogênica” foi detectado em um criadouro de galinhas poedeiras nos arredores de Lisboa, anunciou a Direção-Geral da Saúde nesta terça-feira 7.
A agência foi informada da ocorrência de um surto de gripe aviária “altamente patogênica do subtipo H5N1 no município de Sintra”, zona oeste da capital portuguesa, informou a DGS em comunicado.
Até o momento não foi reportado nenhum caso de infecção humana, acrescentou a DGS, especificando que as autoridades de saúde e veterinárias fazem todo o possível para erradicar este surto.
As medidas incluem a limpeza do local onde a doença foi detectada, o sacrifício das galinhas infectadas e o monitoramento das aves em um raio de até 10 quilômetros em torno do foco, detalhou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
A gripe aviária A (H5N1) apareceu pela primeira vez em 1996, mas desde 2020 os surtos em aves dispararam e cada vez mais espécies de mamíferos são afetadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


