Cultura

Sabia que minha filha ganharia, diz Fernanda Montenegro sobre Fernanda Torres no Globo de Ouro

Segundo a atriz, o triunfo contempla a já premiada carreira de Torres: ‘Uma convergência pra uma vocação que ela herdou de mim’

Sabia que minha filha ganharia, diz Fernanda Montenegro sobre Fernanda Torres no Globo de Ouro
Sabia que minha filha ganharia, diz Fernanda Montenegro sobre Fernanda Torres no Globo de Ouro
A atriz Fernanda Montenegro. Foto: Reprodução/Globoplay
Apoie Siga-nos no

A atriz Fernanda Montenegro celebrou com entusiasmo a conquista da filha, Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz em Filme de Drama, graças à sua atuação em Ainda Estou Aqui.

“Eu sabia que ela ia ganhar. Por que mistério eu não sei, mas eu sabia que minha filha ia ganhar esse prêmio. E ganhou. É uma convergência pra uma vocação que ela herdou certamente de mim”, afirmou em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira 6.

Montenegro — que concorreu ao mesmo prêmio em 1999 — declarou estar “carregada” de felicidade e destacou que o triunfo contempla a já premiada carreira de Torres. Além disso, ressaltou ser complexo ocupar espaços de reconhecimento internacional sobre a dramaturgia brasileira.

“É um fato difícil de se alcançar. Eu sei na pele. Como artistas criadores, somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando, conseguimos atravessar essa linha e temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito.”

A premiação ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos. Após o anúncio, Torres subiu ao palco e dedicou o prêmio à mãe. “Vocês não têm ideia, ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou”, disse a atriz.

Ela superou estrelas como Kate Winslet, Tilda Swinton, Nicole Kidman e Angelina Jolie, tornando-se a primeira brasileira a receber o Globo de Ouro.

A atriz arrebatou o prêmio por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. No longa, Fernanda interpreta Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva.

A produção, que narra o desaparecimento de Rubens Paiva após ser preso, torturado e assassinado pela ditadura militar, se baseia no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo