Mundo

Brasil anuncia entrada formal da Indonésia no Brics

A candidatura da Indonésia foi aprovada na cúpula do Brics realizada em Joanesburgo em 2023

Brasil anuncia entrada formal da Indonésia no Brics
Brasil anuncia entrada formal da Indonésia no Brics
Bandeiras dos países integrantes do bloco – Foto: Divulgação/Brics
Apoie Siga-nos no

O Brasil, que assumiu a presidência do Brics em 2025, anunciou nesta segunda-feira 6 a adesão da Indonésia, em uma nova ampliação deste grupo das principais economias emergentes, que inclui também China, Índia e Rússia.

O Brasil destacou que a Indonésia, o país mais populoso e a maior economia do sudeste asiático, “partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global”, segundo uma nota do Itamaraty.

A candidatura da Indonésia foi aprovada na cúpula do Brics realizada em Joanesburgo em 2023.

Criado em 2009, o Brics, que também conta com a África do Sul, se expandiu recentemente com a inclusão de países como Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Sob a presidência brasileira, o grupo terá como foco a cooperação entre países do Sul Global e a reforma das instituições multilaterais, de acordo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma de suas prioridades é “o desenvolvimento de meios de pagamento” para facilitar o comércio e os investimentos entre os países membros, após a última cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, quando foi discutido o impulso às transações em outras moedas diferentes do dólar americano.

A esse respeito, em novembro, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% aos países do grupo, caso tentem acabar com o domínio internacional do dólar.

Os líderes dos países do Brics devem se reunir em uma cúpula prevista para julho no Rio de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo