Política
Lula destina mais R$ 525 milhões para reduzir impactos da calamidade pública no RS
O governo mencionou a urgência de continuar a combater as consequências dos eventos climáticos extremos
O presidente Lula (PT) editou duas medidas provisórias neste domingo 29 para abrir um crédito extraordinário de 525,71 milhões de reais voltado a ações de combate aos impactos da calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul neste ano.
Uma das MPs, em favor do Ministério do Desenvolvimento e da Assistência Social, destina 168,26 milhões de reais para medidas emergenciais. As iniciativas, no âmbito do Fundo Nacional de Assistência Social, envolvem pagamento dos Benefícios de Prestação Continuada a idosos, pessoas da Renda Mensal Vitalícia por idade e pessoas com deficiência.
Ao justificar a medida, o governo mencionou a urgência de continuar a combater as consequências dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, com prejuízos sem precedentes à população e à atividade econômica.
A segunda MP trata de 34,51 milhões de reais ao ministério para a reconstrução da rede socioassistencial no estado. Também encaminhará recursos a:
- Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (13 milhões de reais), para recuperar a estrutura de unidades do Inmetro;
- Ministério do Desenvolvimento Agrário (57,98 milhões), para recuperar a infraestrutura em assentamentos do Incra;
- Operações Oficiais de Crédito, sob supervisão do Incra (120,19 milhões), para conceder crédito-instalação às famílias assentadas;
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (71,75 milhões), para apoio a famílias desalojadas ou desabrigadas; e
- Ministério das Cidades (60 milhões), para recompor o funcionamento do sistema metroviário urbano da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pai de estudante morto pela PM de SP envia carta a Lula e critica ‘crueldade’ de Tarcísio
Por CartaCapital
Lula sanciona regra que limita o aumento real do salário mínimo
Por CartaCapital
Lula sanciona, com veto, regras mais rígidas para recebimento do BPC
Por CartaCapital



