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China apresenta protótipo do trem mais rápido do país

Novo modelo foi desenvolvido para operar a 400 quilômetros por hora e será o sucessor do CR Fuxing, o primeiro trem de alta velocidade totalmente desenvolvido na China sem tecnologia estrangeira

China apresenta protótipo do trem mais rápido do país
China apresenta protótipo do trem mais rápido do país
China apresenta protótipo do trem mais rápido do país. Foto: China Railway
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China apresentou neste domingo 29 em Pequim o protótipo do trem de alta velocidade CR450, desenvolvido para operar a 400 quilômetros por hora. Entre os modelos tradicionais, o novo trem é o mais rápido do país.

O trem, desenvolvido pelo conglomerado Grupo Estatal Ferroviário da China (CRRC), atingiu 450 quilômetros por hora em testes, consolidando a liderança do país na tecnologia ferroviária.

De acordo com listas elaboradas por meios de comunicação especializados, essa velocidade ultrapassa em 50 km/h o atual recorde comercial de velocidade de trens tradicionais, estabelecido pelos modelos CR Fuxing e CR Harmony, também do gigante asiático.

No entanto, os trens de levitação magnética, como o Shanghai Maglev, continuam sendo os mais rápidos, atingindo velocidades até 501 km/h.

O CR450

O CR450 começou a ser desenvolvido em 2018 como parte de um projeto de inovação tecnológica. Em 2021, foram lançadas as primeiras iniciativas do programa. Em 2022 e 2023, foram realizados testes em linhas como Mianchi-Mengzi e Fuzhou-Xiamen.

O protótipo apresentado neste domingo integra uma fabricação inteligente avançada e controles de qualidade mais rigorosos, segundo o CRRC. As inovações incluem uma redução de 22% na resistência operacional e um design mais leve, com um peso total reduzido em 10%. Além disso, o trem oferece maior conforto aos passageiros, com cabines maiores e mais silenciosas, serviços personalizados e sistemas de monitoramento e controle inteligentes.

O CR450 é o sucessor do CR Fuxing, o primeiro trem de alta velocidade totalmente desenvolvido na China sem tecnologia estrangeira.

A primeira linha chinesa de alta velocidade, entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.

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