Sociedade
Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba e deixa pelo menos 2 mortos
Bombeiros buscam por 8 desaparecidos


A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, desabou na tarde deste domingo 22. A ponte liga os estados de Tocantins e Maranhão. Duas mortes foram confirmadas pela Defesa Civil da cidade de Estreito (MA). Oito pessoas estariam desaparecidas no Rio Tocantins.
Os mortos são uma jovem de 25 anos e um homem de 42. Os desaparecidos seriam duas crianças, duas mulheres e quatro homens.
A ponte na BR-226, construída em 1960, liga os municípios de Estreito e de Aguiarnópolis (TO) e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), colapsou por volta de 14h50.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou, no final da noite, que as operações de buscas foram suspensas após a suspeita de que um dos caminhões transportava produtos nocivos à saúde. O político não deu detalhes de qual seria a substância, mas pediu que a população evite contato com a água.
“Como medida preventiva, suspendemos as operações de mergulho, em razão de relatos de que um dos dois caminhões que caíram no rio Tocantins transportava substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. Peço que a população evite contato com a água”, anotou o governador em uma rede social.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por sua vez, informou sobre a queda de veículos e motocicletas e que a profundidade no local é acima de 50 metros. “Nos unimos no apoio ao resgate de vítimas”, se manifestou, também pelas redes sociais.
A informação inicial é de que três caminhões passavam pela ponte no momento da queda. Os três motoristas estão entre os oito desaparecidos, assim como os ocupantes de um carro e das motocicletas.
O vão central da estrutura de 533 metros de extensão cedeu e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alertou para interdição total no local. “Equipes da autarquia estão se deslocando para o local visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”, informou.
Rotas alternativas
O órgão divulgou as rotas alternativas. Os usuários do Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis a Luzinópolis, chegar na BR-230 e seguir até o km 101 (cidade de São Bento). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Quem vai do Maranhão deve acessar a BR-226 em Estreito até Porto Franco. De Porto Franco os usuários devem seguir pela BR-010 até Imperatriz.
(Com informações de Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia busca motorista de carreta que se envolveu em acidente em MG
Por CartaCapital
Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em Minas Gerais
Por CartaCapital
Dez mortos em queda de avião em Gramado eram da mesma família
Por CartaCapital