CartaExpressa
PF realiza nova operação contra esquema de venda de sentenças no MT
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um desembargador, segundo apuração da ‘TV Globo’


Agentes da Polícia Federal (PF) realizam nesta sexta-feira 20 uma operação para apurar suposto esquema de venda de sentenças na Justiça de Mato Grosso.
A apuração da TV Globo em Mato Grosso, que acompanha o caso, aponta que são cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um desembargador investigado.
Em agosto, dois desembargadores foram afastados das funções pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) por suspeita de venda de decisões: Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. Eles estão sendo monitorados, desde então, com tornozeleiras eletrônicas.
A operação desta sexta foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi designado relator das investigações sobre o esquema.
No último dia 26 de novembro, em outra operação sobre o mesmo caso, os agentes cumpriram dezenas de mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

CNJ pede explicações sobre ‘vale-ceia’ de R$ 10 mil a juízes em Mato Grosso
Por Wendal Carmo
PF deflagra operação contra suposto esquema de venda de decisões judiciais no Mato Grosso
Por CartaCapital
Zanin autoriza presidente do TJ-MS, alvo de suspeita sobre venda de sentenças, a voltar ao cargo
Por CartaCapital
‘Leilão danado’: O que se sabe o suposto esquema de venda de sentenças em MS
Por CartaCapital