Mundo
Deputado é morto em ataque a tiros em região separatista da Geórgia
Ataque ocorreu em Abecásia, uma pequena região entre as montanhas do Cáucaso e o Mar Negro, que declarou unilateralmente sua independência da Geórgia em 1992


Um deputado foi morto nesta quinta-feira (18) em um incidente com tiros no parlamento da Abecásia, uma região separatista da Geórgia, durante o qual uma pessoa também ficou ferida, informou o serviço de imprensa do governo local.
“Depois de sofrer ferimentos graves, o deputado Vakhtang Golandzia morreu”, disse um comunicado, acrescentando que outro legislador, Kan Kvartchia, foi ferido no incidente em Sukhumi, a capital.
“O deputado Kvartchia tem ferimentos moderados”, acrescentou o serviço de imprensa do líder separatista da Abecásia, Badra Gounba, sem fornecer mais detalhes sobre os eventos ou os responsáveis pelo ataque.
A Abecásia, uma pequena região entre as montanhas do Cáucaso e o Mar Negro, declarou unilateralmente sua independência da Geórgia em 1992 e foi reconhecida pela Rússia, embora a grande maioria da comunidade internacional não a tenha reconhecido oficialmente.
Recentemente, a região tem sido palco de protestos contra um acordo econômico assinado no final de outubro com Moscou, que permite que empresas russas invistam lá.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Putin afirma estar disposto a reunir-se com Trump ‘a qualquer momento’
Por AFP
Assad afirma que Síria caiu nas mãos de ‘terroristas’
Por AFP
Rússia está pronta para se defender por ‘todos os meios’, diz ministro de Putin
Por AFP