Política

Quem é Mauro Caseri, o novo ouvidor das polícias de São Paulo

A nomeação do advogado se dá em meio a um cenário de escândalos envolvendo a atuação de policiais militares do estado

Quem é Mauro Caseri, o novo ouvidor das polícias de São Paulo
Quem é Mauro Caseri, o novo ouvidor das polícias de São Paulo
O novo ouvidor das polícias de SP, Mauro Caseri; Cláudio Aparecido, o ex-ouvidor; e Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública do estado. Foto:: Divulgação/Ouvidoria das polícias de SP
Apoie Siga-nos no

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolheu o advogado Mauro Caseri, de 65 anos, como o novo novo ouvidor das polícias de São Paulo. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira 18 no Diário Oficial do Estado.

Caseri assume o cargo por dois anos, em substituição ao ouvidor Cláudio Aparecido, que deixa imediatamente o cargo. O governador tinha até o dia 23 para confirmar a indicação.

O nome de Caseri constava em uma lista tríplice encaminhada ao governador, em novembro, pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. A lista também era composta pelo advogado Valdison da Anunciação e pelo agora ex-ouvidor das polícias.

O novo ouvidor é advogado especializado na área de infância e juventude e já presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Paulo. Antes da indicação para o posto, ele atuava como chefe de gabinete no escritório do atual ouvidor das polícias de São Paulo.

Ao ser indicado para a lista tríplice, o advogado citou em uma carta de apresentação ter ampla experiência em administração pública, principalmente com mulheres que saíram do sistema carcerário, além de 50 anos de residência na região do Glicério, no centro da capital paulista.

A nomeação do novo ouvidor se dá em meio a um cenário de escândalos envolvendo a atuação de policiais militares no estado, e a uma crise institucional com o nome do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, alvo até de um pedido de impeachment, contornado até aqui pelo governador Tarcísio de Freitas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo