CartaExpressa
PF prende suspeito de disseminar conteúdo e materiais neonazistas na internet
No curso das apurações, foi constatado que o investigado era um dos principais distribuidores desse tipo de material no país


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira 18, uma operação para combater a disseminação de conteúdo neonazista nas redes sociais, além de investigar a comercialização de materiais que fazem apologia ao ódio.
A operação, batizada de Operação Trilha do Ódio, cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Almirante Tamandaré, no Paraná, onde foram apreendidos materiais pró-nazismo, como bandeiras, broches e vestimentas e discos do chamado ‘black metal nacional-socialista’. Segundo a PF, o investigado era um dos principais distribuidores desse tipo de material no país.
Segundo a PF, as investigações começaram após a identificação de um perfil em redes sociais que disseminava conteúdo de apologia ao nazismo e incitava ódio à comunidade judaica – crime tipificado no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Operação mira suspeitos de participação em assassinato de presidente da Portela em 2016
Por CartaCapital
Lula sanciona com vetos regime disciplinar de policiais federais e civis do DF
Por Agência Senado
Documentos revelam a atuação de milícias que agem a mando de grileiros no Maranhão
Por Agência Pública