Sociedade
Incêndio atinge prédio comercial no Bom Retiro, centro de São Paulo
Bairro é conhecido pela confecção e comércio de roupas na cidade


Um incêndio em um imóvel comercial localizado no bairro Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo, mobiliza nove viaturas do Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira 17.
Segundo informações dos agentes que atuam para conter o fogo no local, o incêndio iniciou por volta das 7h30 na rua Ribeiro de Lima e ainda não foi totalmente contido. Não há, até o momento, indicações sobre a possível causa do fogo.
Ainda de acordo com os Bombeiros, também não há informações sobre vítimas.
A coluna de fumaça que sai do telhado de um galpão pode ser vista de bairros vizinhos e foi registrada por diferentes emissoras de TV nas primeiras horas do dia. O fogo já teria atingido, também, lojas vizinhas ao barracão.
O Bom Retiro é conhecido por abrigar inúmeros comércios e confecções de roupas. A região é uma das mais movimentadas nessa época do ano. O galpão onde as chamas iniciaram fica no fundos de lojas de calçados e vestuário.
Terceiro incêndio em SP
Esse é o terceiro grande incêndio que atinge comércios populares em São Paulo neste final de ano.
No final de outubro, chamas consumiram o Shopping 25 Brás, também na região central da cidade. Pelo menos 200 lojas foram destruídas pelo fogo. O caso é investigado pelo Ministério Público, que procura descobrir se o imóvel estava regular e se tinha equipamentos e planos para conter as chamas.
Em novembro, a Galeria Pagé foi atingida pelo fogo. O centro comercial fica localizado na 25 de março, outra região conhecida pelo comércio popular no centro da capital do estado. Cinco viaturas levaram quase 8 horas para controlar o incêndio iniciado na manhã do dia 28 de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.