Cultura

Juiz proíbe reprodução mundial de música de Adele por denúncia de plágio no Brasil

‘É um marco para a música brasileira’, diz Fredimio Trotta, advogado do compositor Toninho Geraes

Juiz proíbe reprodução mundial de música de Adele por denúncia de plágio no Brasil
Juiz proíbe reprodução mundial de música de Adele por denúncia de plágio no Brasil
A cantora britânica Adele. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

Um juiz brasileiro proibiu a reprodução em qualquer parte do mundo da canção Million Years Ago, da estrela pop britânica Adele, após uma denúncia de plágio apresentada pelo compositor Toninho Geraes.

A decisão judicial, emitida na sexta-feira 13, à qual a AFP teve acesso nesta segunda 16, exige que as filiais brasileiras da Sony Music e da Universal Music, gravadoras da cantora, “se abstenham, desde logo e globalmente, de utilizar, reproduzir, editar, distribuir ou comercializar” a música “por qualquer suporte”, sob pena de multa de 50 mil reais.

O compositor brasileiro Toninho Geraes apresentou uma ação por plágio por considerar que Million Years Ago (2015) havia copiado a melodia de Mulheres, um sucesso interpretado pelo sambista Martinho da Vila em um álbum lançado em 1995.

“É um marco para a música brasileira, que, pela riqueza de suas melodias, harmonia e ritmo, vem sendo não raramente copiada para compor hits internacionais”, disse à AFP, nesta segunda, Fredimio Trotta, advogado de Geraes.

Segundo ele, a decisão deveria inibir outros artistas de tentar qualquer “aproveitamento parasitário” da música brasileira.

As filiais no Brasil da Sony Music e da Universal Music podem apelar da decisão.

Contactada pela AFP, a Sony Music afirmou que “não temos nenhum comunicado” por enquanto sobre o tema. A Universal Music não respondeu de imediato.

Na denúncia de plágio apresentada em um tribunal do Rio de Janeiro, a defesa de Geraes exige, entre outras coisas, 1 milhão de reais por perdas e danos.

A canção Million Years Ago esteve no meio de outra polêmica na Turquia, quando internautas disseram ter identificado semelhanças com a melodia de Acilara tutunmak, do cantor curdo Ahmet Kaya, falecido no ano 2000.

O Brasil é signatário da Convenção de Berna de 1886 sobre a proteção internacional dos direitos dos autores sobre suas obras.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo