Esporte
Fifa confirma Copa de 2030 em 6 países; em 2034, Mundial será na Arábia Saudita
Congresso da entidade ratifica escolhas que já tinham sido anunciadas
A Fifa formalizou nesta quarta-feira 11 as escolhas para os países sede das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo masculina. Enquanto a edição de 2030 será realizada de forma inédita em seis países e três continentes, o torneio seguinte acontecerá unicamente na Arábia Saudita.
Nos dois casos, havia candidaturas únicas. O Mundial de 2030 terá Espanha, Marrocos e Portugal como sedes principais. Além disso, haverá três partidas na América do Sul, para marcar os 100 anos da primeira edição do torneio, realizada em 1930, no Uruguai – país que receberá um dos jogos. Os outros dois acontecem na Argentina e no Paraguai.
Inicialmente havia duas candidaturas distintas e concorrentes: uma reunia Espanha, Marrocos e Portugal; a outra, os países sul-americanos. Entretanto, foi proposta uma solução de consenso que contemplasse, ao mesmo tempo, a proposta conjunta europeia-africana e a ideia de marcar o centenário do Mundial no continente onde ele “nasceu”.
A Arábia, por sua vez, foi o único país a se candidatar para receber a Copa do Mundo de 2034. Será o primeiro país a receber sozinho a nova versão da Copa do Mundo, que, a partir de 2026, contará com 48 seleções. E também será o segundo país do Oriente Médio a organizar o torneio, após o Catar, em 2022.
O anúncio desta quarta-feira foi meramente protocolar. Já em 2023, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, tinha confirmado as sedes, diante da inexistência de candidaturas concorrentes nos dois casos. O congresso extraordinário da Fifa em 2024 acontece de maneira virtual.
(Com informações da AFP.)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
Por AFP
Como a Arábia Saudita aposta em série na Netflix para melhorar imagem antes da Copa de 2034
Por AFP
Brasil aproveita legado de 2014 para sediar 1ª Copa feminina da América do Sul
Por AFP



