Mundo
Inflação dos EUA em 12 meses sobe para 2,7% em novembro
Os dados ficaram em linha com a previsão média feita por economistas


A inflação em 12 meses nos Estados Unidos ficou em 2,7% em novembro, o segundo mês consecutivo a registrar um aumento, segundo o índice divulgado nesta quarta-feira pelo governo americano.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu para 2,7% no mês passado em relação ao ano anterior, ligeiramente acima dos 2,6% de outubro, informou o Departamento do Trabalho em comunicado.
Os dados ficaram em linha com a previsão média feita por economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo The Wall Street Journal.
A alta soma-se aos desafios enfrentados pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central) para atingir a meta de 2% ao ano a longo prazo, o que pode desacelerar o ritmo dos cortes nas taxas básicas de juros nos próximos meses.
O Fed começou recentemente a cortar sua taxa básica para as atuais 4,50% e 4,75%. Em setembro, foi três quartos de ponto percentual mais alta, a maior em duas décadas.
Segundo o Departamento do Trabalho, a inflação subjacente, que exclui os custos voláteis dos alimentos e da energia, foi de 3,3% em novembro, alinhada às expectativas oficiais e de mercado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Inflação tem alta de 0,39% em novembro, diz IBGE
Por CartaCapital
O que esperar da última reunião do BC sob o comando de Campos Neto
Por CartaCapital