Política
Câmara aprova PL que obriga motorista alcoolizado que causar acidente a indenizar a vítima
A punição também valerá para casos envolvendo lancha ou jet ski


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 10 um projeto de lei que prevê o pagamento de pensão à vítima de acidente de trânsito se o responsável estiver sob a influência de álcool ou de drogas. A matéria segue ao Senado.
A proposta altera o Código Civil para que o causador do acidente também pague integralmente pelos danos materiais, morais e estéticos provocados à vítima.
De autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o texto foi aprovado com a versão do relator, Julio Lopes (PP-RJ), que incluiu a mesma penalidade para o causador de acidente de navegação (envolvendo lanchas ou jet ski, por exemplo).
A pensão será arbitrada pelo juiz quando a vítima, em razão do acidente, tiver lesão que provoque redução permanente, total ou parcial, da capacidade laborativa. Em caso de morte da vítima, a pensão será destinada à família quando se demonstrar que a pessoa falecida era responsável pelo sustento familiar.
Julio Lopes afirmou que a medida promove justiça, ao exigir que o responsável repare integralmente os prejuízos causados. “A irresponsabilidade de dirigir sob tais condições não pode recair apenas sobre as vítimas e seus familiares, sendo essencial que o causador assuma a reparação integral dos danos.”
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova a criação de cadastro para monitorar facções e milícias; entenda
Por CartaCapital
Homem é preso após tentar entrar na Câmara com munição de revólver
Por Wendal Carmo
Senado aprova projeto de regulamentação da inteligência artificial; entenda as regras
Por CartaCapital