Mundo
Comandante dos rebeldes islamistas sírios diz que seu objetivo é derrubar governo Bashar al-Assad
O grupo que deseja retirar o atual chefe do país do poder já tomou o controle de duas grandes cidades: Aleppo e Hama


O líder dos rebeldes islamistas sírios declarou ao canal CNN que o “objetivo” de sua ofensiva relâmpago na Síria é “derrubar” o governo do presidente Bashar al-Assad.
“Quando falamos de objetivos, a finalidade da revolução continua sendo derrubar este regime. Temos o direito de utilizar todos os meios disponíveis para alcançar esta meta”, declarou Abu Mohamed al-Jolani em uma entrevista à publicada nesta sexta-feira 6.
Segundo a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), os rebeldes sírios avançavam nesta sexta-feira em direção a Homs e estavam a apenas cinco quilômetros da terceira maior cidade do país, depois que tomaram o controle da cidade estratégica de Hama, mais ao norte, na quinta-feira.
Nas últimas horas, os rebeldes liderados pelos islamistas radicais do grupo Hayat Tahrir al Sham (HTS) “entraram nas cidades de Rastan e Talbiseh”, situadas na província de Homs, diante da ausência total das forças do regime de Assad, segundo o OSDH.
Hezbollah declara apoio a Assad diante de ofensiva rebelde
(Com AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rebeldes sírios entram em Hama e Exército reconhece que perdeu o controle de cidade estratégica
Por AFP
Proteger a vida
Por Rodrigo Martins
Presidente da Síria denuncia tentativa de ‘redesenhar’ o mapa do Oriente Médio após ofensiva rebelde
Por AFP