Economia

Lula exalta economia e ironiza rejeição do setor financeiro: ‘Povo consumindo e mercado reclamando’

O presidente esteve na inauguração de uma fábrica da Suzano em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira 5

Lula exalta economia e ironiza rejeição do setor financeiro: ‘Povo consumindo e mercado reclamando’
Lula exalta economia e ironiza rejeição do setor financeiro: ‘Povo consumindo e mercado reclamando’
O presidente Lula (PT) em inauguração de fábrica no MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) participou da inauguração de uma fábrica de celulose da Suzano, nesta quinta-feira 5, em Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, e aproveitou para criticar a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de corte de gastos do governo.

No evento, Lula citou a pesquisa da Quaest divulgada nesta semana que mostrou a reprovação de 90% dos agentes do mercado à sua gestão. “Vamos entregar de novo uma economia crescendo, povo consumindo e o mercado reclamando”, sintetizou o petista. 

“Ontem saiu uma pesquisa dizendo que 90% do mercado, daqueles que compõem a Faria Lima, são contra o meu governo. Eu já ganhei 10% porque, nas eleições [de 2022], eles eram 100% contra.”

Ao comentar os dados do IBGE a indicarem que o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre, Lula ironizou a chefe do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

“No meio de janeiro de 2023, a diretora-geral do FMI, que deve saber de tudo, menos economia, foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0,8%. Eu disse para ela: ‘Minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas a senhora não conhece do Brasil.'”

O PIB avançou 3,2% em 2023. Para este ano, os dados reforçam a expectativa de crescer ainda mais.

“Agora, outra vez, algumas pessoas do mercado começaram a anunciar e alardear na imprensa que a economia brasileira não ia crescer mais do que 1,5%. E para a nossa bela sorte a economia brasileira vai crescer neste ano 3,5%. E, se tomar cuidado, pode chegar a 4%. Um dos maiores crescimentos de todos os países do mundo”, acrescentou Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo