Sociedade

Policial arremessa homem de ponte em São Paulo; caso é registrado em vídeo

Treze policiais foram afastados das atividades nas ruas por acusação de envolvimento no episódio

Policial arremessa homem de ponte em São Paulo; caso é registrado em vídeo
Policial arremessa homem de ponte em São Paulo; caso é registrado em vídeo
Imagem: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um policial militar arremessou um homem do alto de uma ponte na Zona Sul da cidade de São Paulo, enquanto outros agentes acompanhavam a movimentação sem intervir. O caso foi registrado em vídeo divulgado pela TV Globo.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os agentes que estavam em serviço na área foram convocados e estão sendo ouvidos. Treze policiais foram afastados das atividades nas ruas e, inicialmente, deslocados para atividades administrativas. Foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso, considerado “inaceitável”.

As imagens gravadas mostram quatro PMs. Um deles levanta uma moto que estava no chão. Os outros dois observam, enquanto o quarto carrega um homem usando camisa azul até a beirada da ponte, antes de arremessá-lo. O homem sobreviveu.

O episódio aconteceu na madrugada de segunda-feira 2, e os agentes envolvidos atuam no 24º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Diadema, na região metropolitana. O homem arremessado teria tentado fugir de abordagem e, após perseguição, foi capturado no bairro paulistano de Cidade Ademar.

À Globo, o ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva afirmou que o caso é “muito grave, sem fundamento e sem legalidade”. “Há uma crença hoje na polícia de São Paulo de que os policiais poderão praticar qualquer atrocidade ou anormalidade por serem policiais e isso vai ficar por isso mesmo”, disse.

Pelas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que um PM “que chega ao absurdo de jogar uma pessoa da ponte, evidentemente não está à altura de usar essa farda”. Ele prometeu investigação sobre o caso e “outras providências”, sem especificar quais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo