CartaExpressa

Governo Lula encaminha proposta de ajuste fiscal ao Congresso

PEC com corte de gastos prevê a economia de 327 bilhões de reais até 2030

Governo Lula encaminha proposta de ajuste fiscal ao Congresso
Governo Lula encaminha proposta de ajuste fiscal ao Congresso
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula (PT). Imagem: Marcos Oliveira/Ag. Senado
Apoie Siga-nos no

O governo federal encaminhou, no fim da noite desta segunda-feira 2, a Proposta de Emenda à Constituição com medidas que visam promover um ajuste das contas públicas no País.

O envio foi oficializado em mensagem aos parlamentares publicada em edição extra do Diário Oficial da União. A intenção com o texto é cortar gastos, perseguir a meta de déficit zero e dar sustentação ao novo arcabouço fiscal, que substituiu o teto de gastos de Michel Temer.

Na prática, a previsão é de que, se o texto for aprovado na forma encaminhada pelo governo, o montante poupado seja de 70 bilhões de reais nos próximos dois anos. Até 2030, a expectativa do Ministério da Fazenda é poupar 327 bilhões de reais.

Para chegar aos objetivos, o plano liderado pelo ministro Fernando Haddad propôs alterações no salário mínimo e no acesso ao abono salarial, uma nova regra de aposentadoria para os militares e um enfrentamento mais firme aos supersalários de servidores públicos.

O principal contraponto político ao corte de gastos é o reajuste na tabela de isenção do Imposto de Renda. A ideia, nesse caso, é isentar quem ganha até 5 mil reais mensais, cumprindo uma promessa de campanha do presidente Lula (PT).

O Congresso sinalizou, porém, que essa ‘compensação’ tramitará em separado e só deve começar a ser analisada no ano que vem. O ajuste fiscal, por sua vez, tem o aval de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tramitar ainda em 2024, num modelo de esforço concentrado.

Como se trata da uma PEC, o texto do ajuste fiscal precisará receber apoio de dois terços dos deputados para ser aprovado na Câmara. O quorum é o mesmo no Senado.

Leia a apresentação do governo com as principais medidas do plano de ajuste fiscal:

Medidas de fortalecimento da regra fiscal

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo