Do Micro Ao Macro

Onboarding digital reduz fraudes no mercado financeiro e de capitais

Especialista aborda benefícios da automação inteligente em processos de entrada e verificação de clientes

Onboarding digital reduz fraudes no mercado financeiro e de capitais
Onboarding digital reduz fraudes no mercado financeiro e de capitais
Onboarding digital reduz fraudes no mercado financeiro e de capitais
Apoie Siga-nos no

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2024 apontou um crescimento de 19% nas transações bancárias realizadas em 2023. O total de operações chegou a 186 bilhões, com 79% delas realizadas por canais digitais.

Além disso, o levantamento revelou que 99% das APIs consumidas no Open Finance estão ligadas a dados cadastrais e transacionais. Esse dado reforça a relevância do compartilhamento seguro e confiável de informações no setor.

Tecnologia acelera adaptação do mercado

Com o avanço das operações digitais, o mercado financeiro busca soluções que simplifiquem a entrada e verificação de clientes. Essas soluções visam atender às exigências do Banco Central e da CVM, enquanto aumentam a segurança e a eficiência dos processos.

De acordo com Juan Ferrés, economista e CEO da Teros, métodos manuais e comprovantes bancários estão se tornando obsoletos. “Essas práticas são lentas, caras e vulneráveis a fraudes”, explica Ferrés.

Ele afirma que soluções integradas ao ecossistema digital aproveitam dados validados por bancos, eliminando redundâncias e garantindo conformidade com custos menores.

Onboarding no mercado financeiro

No mercado financeiro, o onboarding digital via Open Finance e Open Gov oferece benefícios como rapidez e segurança. Ferrés explica que, com a integração ao ecossistema Open, a autenticação dos clientes é feita em poucos passos.

Além disso, as informações são obtidas diretamente de fontes confiáveis, como Receita Federal e instituições bancárias. Isso elimina a necessidade de uploads de documentos e garante que os dados estejam atualizados.

Aplicação no mercado de capitais

Por outro lado, o mercado de capitais enfrenta desafios diferentes no onboarding de clientes. Nesse segmento, gestores, administradores e custodiantes precisam acessar dados confiáveis sem contato direto com o cliente.

Ferrés destaca que a integração ao ecossistema Open permite o compartilhamento eficiente de dados importantes. Isso reduz etapas de autenticação e garante que as informações sejam seguras e acessíveis aos agentes indiretos.

Relação entre tecnologia e experiência do cliente

Por fim, Ferrés observa que o impacto do onboarding digital vai além do cadastro inicial. Ele afirma que essas metodologias criam uma base confiável para interações futuras.

Com essas ferramentas, instituições financeiras conseguem oferecer produtos e serviços personalizados, como investimentos e linhas de crédito. Isso contribui para um atendimento mais alinhado às necessidades de cada cliente.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo