Esporte

Tumulto após protestos em partida de futebol na Guiné deixa 56 mortos

Segundo a imprensa local, a partida era parte de um torneio dedicado ao comandante da junta militar do país, general Mamadi Doumbouya, que chegou ao poder após um golpe de Estado em 2021

Tumulto após protestos em partida de futebol na Guiné deixa 56 mortos
Tumulto após protestos em partida de futebol na Guiné deixa 56 mortos
Tumulto registrado após protestos de torcedores contra as decisões do árbitro em uma partida de futebol realizada no sudeste da Guiné. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Ao menos 56 pessoas morreram no domingo (1) em N’Zérékoré, sudeste da Guiné, em um tumulto registrado após os protestos de torcedores contra as decisões do árbitro em uma partida de futebol, informou o governo nesta segunda-feira.

“As manifestações de descontentamento contra as decisões do árbitro incluíram lançamentos de pedras por parte de torcedores, o que provocou tumultos fatais”, afirmou o governo em um comunicado divulgado pela televisão estatal.

“Os hospitais estabeleceram um balanço provisório de 56 mortos”, completa a nota.

Segundo a imprensa local, a partida era parte de um torneio dedicado ao comandante da junta militar da Guiné, general Mamadi Doumbouya, que chegou ao poder após um golpe de Estado em setembro de 2021 e, mais tarde, tomou posse como presidente.

Tudo começou devido a um protesto por uma decisão do árbitro. Vários torcedores invadiram o gramado”, relatou à AFP uma testemunha que pediu para não ter o nome divulgado por segurança.

Fontes médicas de um hospital regional anunciaram na noite de domingo que os distúrbios deixaram “dezenas de mortos”.

Diversos vídeos divulgados nas redes sociais, mas cuja autenticidade não pôde ser comprovada pela AFP, mostram vários corpos inertes.

Outros vídeos registraram cenas de grande confusão nas ruas após o tumulto.

Durante a madrugada, o primeiro-ministro do governo militar, Amadou Oury Bah, lamentou os incidentes e pediu calma.

“O governo lamenta os incidentes que mancharam a partida de futebol entre as equipes de Labé e N’Zérékoré”, escreveu o primeiro-ministro em sua página do Facebook.

“O governo está acompanhando a evolução da situação e reitera seu apelo de calma para que os serviços hospitalares não sejam perturbados no momento de socorrer os feridos”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo